Os maiores cantores de reggae de todos os tempos

O ritmo jamaicano vive se reinventando. Além da boa música e do gingado contagiante, ele é marcado pelas cores dos figurinos dos cantores e dançarinos. 

Conheça alguns dos responsáveis pelo surgimento dos cantores de reggae e pelas releituras atuais, que incluem nomes nacionais:

1. Bob Marley – Ele não precisa de apresentação. O jamaicano que viveu de 1945 a 1981 ajudou a difundir o reggae pelo mundo, com os valores do Rastafari cantados em lindas músicas.

2. Jacob Miller - Também jamaicano, o cantor faleceu em março de 1980, com apenas 27 anos. Mashall foi um dos membros da banda Inner Circle, a maior banda de reggae da Jamaica no final dos anos 70.

3. Yabby You – Seu nome verdadeiro era Vivian Jackson. Ele faleceu em 2010, aos 54 anos, mas seu trabalho como compositor e produtor se tornou um belo legado.

4. Larry Marshall – Também jamaicano, nascido em 1941 em Saint Ann Parish, o cantor já gravou músicas sozinho e também nos duetos Larry & Alvin and Larry & Enid.

5. Lee “Scratch” Perry – Nascido em 1936, esse jamaicano ganhou o Grammy Awards de melhor álbum de reggae em 2002. Em 2004, a revista Rolling Stone o colocou na lista 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos.

6. Ziggy Marley – David Nesta Marley é um dos 13 filhos do lendário Bob Marley. Formou uma banda com 3 de seus irmãos, a Ziggy Marley and the Melody Makers, que durou de 1985 a 2000. Suas primeiras aulas de guitarra e bateria foram com o pai.

7. Harrison Stafford  – A Groundation, banda originária de Sonoma, Califórnia, que conta com Stafford no vocal e guitarra, reúne caracterísitcas do jazz, do blues e do reggae roots.

8. Alexandre Carlo – O cantor e compositor brasiliense formou o Natiruts, até hoje uma das mais respeitadas bandas de reggae no cenário nacional.

9. Jacob Hemphill – O vocalista do Soldiers of Jah Army fundou a banda em parceria com o amigo Bob Jefferson logo após voltar com a família de Uganda, na África, onde o pai era empreiteiro.

10. Hélio Bentes – Hélio é o vocalista do Ponto de Equilíbrio, grupo carioca original do boêmio bairro de Vila Isabel.