Boston: aprenda mais sobre a história americana

Na semana passada falamos sobre a cidade de Boston como opção turística.

Pois se você se animou com a ideia, a primeira sugestão tem que ser o Freedom Trail, um dos passeios mais legais de Boston e, ainda por cima, gratuito! Trata-se de uma trilha de tijolinhos vermelhos que atravessa a cidade, passando pelos pontos mais importantes da história da Independência americana. Com 4 km de extensão e 16 atrações, ele existe desde 1958. Tudo é muito bem sinalizado e explicado nas placas.

O passeio começa no Boston Common, um parque lindo onde também está a primeira estação de metrô dos Estados Unidos, a Park Street. Chegando lá não foi difícil nos localizarmos, havia centenas de turistas procurando a tal de linha vermelha no chão.

Dali seguimos para a Igreja Park Street e ao lado, o Granary Burying Ground que é um pequeno cemitério. Lá estão enterradas figuras importantes da revolução, como Paul Revere, John Hancock e Sam Adams, criador da deliciosa cerveja que leva seu nome.

Depois seguimos para o lugar onde ficava a primeira escola pública fundada nos EUA. Em seu pátio ficou apenas a estátua de Benjamin Franklin e uma espécie de mosaico de pedra em homenagem ao marco da educação no país. Entramos ainda na Old South Meeting House, um prédio que se transformou em museu, mas antes abrigava as reuniões dos revolucionários de Boston. Aliás, de lá saiu a ideia de jogar no mar o chá inglês, no famoso Boston Tea Party.

Enfim, chegamos na parte mais divertida, o Faneuil Hall e o Quincy Market. Mais divertida porque como o Quincy é cheio de lugares pra comer, todo mundo para por lá, tem shows de artistas de rua e vários camelôs com camisetas de Harvard e do Red Sox. Sabe um lugar festivo, desencanado, com todo mundo na boa? Esse é o espírito, uma aglomeração popular e pacífica. E as comidas, hummmmmmmm… Num corredor enorme de barracas é possível encontrar todo tipo de coisa… Hamburguer, macarrão, frutos do mar, hot dogs, etc. A refeição é feita em mesas comunitárias disputadas.

A lista completa das atrações de Boston é esta:
The Boston Common
Park Street Church
Granary Burying Ground
King’s Chapel
King’s Chapel Burying Ground
Benjamin Franklin Statue/Boston Latin School
Old Corner Book Store
Old South Meeting House
Old State House
Site of the Boston Massacre
Faneuil Hall
Paul Revere House
The Old North Church
Copp’s Hill Burying Ground
USS Constitution — “Old Ironsides” & USS
Constitution Museum 
Bunker Hill Monument

Quem quiser pode baixar o mapa da trilha aqui. E sim, as coisas são tão próximas quanto aparentam no mapa.

Galerias por Turismo