Gastronomia de alto nível no Sukiyabashi Jiro

Em dezembro desembarcam no Japão milhares de brasileiros corinthianos, para ver seu time jogar no Mundial. Mas atravessar um planeta inteiro apenas para assistir a uma partida de futebol não faz muito sentido. 

Pra fazer essa verdadeira cruzada valer a pena é preciso programar outras atividades durante a estadia (que não deve ser menor do que 10 dias pra valer a pena!) Que tal se dar de presente um belo banquete japonês? Quem é fã de sushi aqui no Brasil pode levar essa paixão para um outro nível, indo até o restaurante Sukiyabashi Jiro

Primeiro restaurante japonês a receber as três estrelas do guia Michelin, o lugar não é para iniciantes. Se o seu negócio é devorar quilos de salmão no rodízio japa, esqueça! O menu é estilo degustação, ou seja, quem escolhe o que você vai comer é o chef. São 20 sushis diferentes dos frutos do mar mais frescos do Japão, escolhidos diariamente no maior mercado de peixe do mundo, o Tsukiji. Por isso, o preço varia também, começando aos 30 mil ienes, ou seja, 779 reais na cotação de hoje! 

Se você pensa que o preço afugenta a clientela, está muito enganado. As reservas são aceitas com pelo menos 1 mês de antecedência e quem não ligar pra confirmar a presença no dia anterior, perde a vaga! 

O mais curioso deste restaurante é que ele tem uma aparência muito simples. Fica dentro de uma estação de metrô e conta com apenas 10 assentos, todos no balcão. Para desvendar os segredos deste verdadeiro fenômeno da gastronomia é preciso conhecer seu dono, o mestre do sushi Jiro Ono. 

No ano passado, o documentário Jiro Dreams of Sushi mostrou ao mundo os bastidores do restaurante e revelou também um pouco de sua filosofia. Jiro é um obstinado pela perfeição, e dedicou toda sua vida a chegar ao topo. Mas como ele mesmo observa de maneira bem humorada “ninguém sabe aonde é o topo”! E por isso, ainda aos 85 anos, ele continua trabalhando duro, dia após dia. Sua paixão pela culinária japonesa é tão intensa que, quando mais jovem, ele chegava até mesmo a sonhar com maneiras de melhorar seus sushis! 

A elegância da simplicidade, a ética de trabalho, a paixão. Assista ao trailer e veja por quê você deve fazer uma reserva!