Como calcular as semanas de gestação

Quando você pergunta a uma mulher 'de quantos meses' ela está grávida e a resposta ouvida é: '39 semanas', sua mente dá um nó e, sem que ninguém perceba, tenta fazer mentalmente as contas para saber como transformar as 39 semanas em meses? Fique tranquilo, pois isso não acontece apenas com você, mas com a maioria das pessoas, sobretudo com as mulheres que nunca ficaram grávidas e com quase a totalidade dos homens.

Acontece que quando a futura mamãe aprende com seu ginecologista a contar o período de gestação, ambos - médico e gestante - passam a calcular as semanas de gestação, semana a semana. Assim, fica mais fácil deduzir a data provável do nascimento do bebê.

Uma maneira bastante simples de como calcular as semanas da gestação é usando a ferramenta "calculadora de idade gestacional". O site fetalmed.net disponibiliza uma página com uma calculadora virtual, em que você coloca dados como: data da última menstruação, entre outros dados e, instantaneamente, as semanas e os dias de gestação são mostrados, bem como a data exata do dia do nascimento de seu bebê. Simples assim.

Galerias por Mulher