Estantes moduladas: onde e como usar

As estantes moduladas são verdadeiros curingas em termos de organização da casa e do escritório. Antes, em tamanhos e formas convencionais (com medidas padrões e sempre quadradas ou retangulares), hoje elas assumem diversos formatos e tamanhos se adequando aos mais variados espaços.

Veja ideias de onde e como usar as estantes moduladas:

- Na parede da sala: Seja com um nicho maior para colocar a TV, ou para colocar na parede perpendicular à da televisão, as estantes moduladas podem acomodar livros, enfeites, controles remotos, etc.

- Como divisora de ambientes: Experimente dividir a sala de estar da sala de jantar usando uma estante modular, o efeito é sempre positivo e traz funcionalidade. Você pode colocar objetos pertencentes aos dois ambientes. Qual usar? Se o espaço for pouco iluminado opte por estantes vazadas para que a luz passe de um local a outro. Se o ambiente a ser dividido for pequeno, escolha estantes moduladas que vão até a metade da divisão. Assim, a divisão fica discreta, porém evidente e você não perde espaço para circular, nem fica com o ambiente aparentemente menor.

- Home Office: No escritório em casa elas pode ser colocadas rentes às paredes ou como divisoras de ambientes se o escritório for em um dos quartos com cama. A melhor opção nesse caso são as estantes não vazadas para não desviar a atenção de quem trabalha com quem está apenas descansando na cama. 

- Quartos das crianças: Brinquedos, bichos de pelúcia, livros, enfeites, etc. Eles ficam ótimos em estantes, principalmente nas que ficam presas à parede, com nichos espalhados ou formando desenhos inusitados nas paredes. Os jovens apreciam essa irreverência. Hoje em dia, há estantes com formatos sinuosos e até triangulares para divertir enquanto são úteis na organização.

- Corredores: Para quebrar o vazio do corredor e da área entre ambientes as estantes enfeitam ao mesmo tempo que guardam livros, enfeites e objetos de decoração, além de se prestarem muito bem para a colocação de objetos religiosos. Há quem goste de deixar um pequeno altar nesta área. Todo mundo passa e dá uma paradinha para orar. Atente para o tamanho da estante para corredor. A profundidade não pode ser muito grande em corredores pequenos, para não interromper a passagem.

- Use a imaginação: Estas estantes são tão versáteis e muitas delas feitas de materiais que suportam umidade e são fáceis de limpar que podem ser usadas até em ambientes úmidos como os banheiros e nas cozinhas, onde é mais trabalhoso manter os móveis limpos. Acima de janelas, nos cantos (use as estantes de canto) ou sob outros móveis. Basta medir o local e certificar-se de que as estantes cabem neles. Até em ambientes externos elas podem ser usadas para colocar flores e objetos de jardinagem. Nesse caso opte por modelos que suportam intempéries como excesso de sol e chuva.