Olimpiadas 2012: Seleção feminina de futebol estreia com goleada

Por uma estranha tradição, a disputa dos Jogos Olímpicos sempre começa antes mesmo da abertura oficial do evento esportivo. E o Brasil deu início à sua maratona em Londres com o pé direito. Na tarde desta quarta-feira (26), no Estádio Millennium, em Cardiff, a seleção feminina de futebol, vice-campeã olímpica em 2004 e 2008, goleou o time de Camarões por 5 a 0, com destaque para Marta, que marcou duas vezes, e Cristiane, que entrou no segundo tempo e ajudou a construir o placar dilatado.

Nos dez minutos iniciais, o Brasil marcou duas vezes. A primeira aos sete minutos, com Franciele acertando uma bela cobrança de falta, e aos dez, Renata Costa escorou de cabeça para o fundo da rede após cobrança de escanteio. Sob os olhos do presidente da Fifa, Joseph Blatter, a seleção administrava o resultado diante do fraco time camaronês, que participa pela primeira vez dos Jogos e criou apenas uma jogada de ataque nos primeiros 45 minutos.

Após um primeiro tempo sem sustos, o técnico Jorge Barcellos trocou Thaís Guedes por Cristiane, que formou dupla com a velha parceira Marta, que vinha atuando discretamente até ali. Logo aos nove minutos, Marta recebeu passe preciso da companheira de ataque e tentou cavar falta ao trombar com a goleira de Camarões, Ngo Ndom. A juíza sueca Jenny Palmqvist ignorou o lance.

Insatisfeita com o placar, Cristiane insistia em partir para cima das adversárias. Até que aos 25 minutos da etapa final, Marta é derrubada na área. A camisa 10 converteu sua cobrança com um chute forte no centro do gol e fez o terceiro do Brasil. Não tardou muito e aos 34, Cristiane achou o gol, aumentando o placar para 4 a 0. Esse foi o 11º gol em Olimpíadas da atacante, que se tornou a maior goleadora da história do torneio. Para fechar a goleada, em novo cruzamento de Cristiane, Marta não perdoou e fez o quinto da seleção.

O Brasil lidera o grupo E por conta do saldo de gols. A anfitriã Grã-Bretanha venceu a Nova Zelândia por 1 a 0 e está na vice-liderança. O próximo jogo da seleção feminina será contra a Nova Zelândia no sábado (28), às 10h30 (horário de Brasília). No mesmo dia, Camarões encara a Grã-Bretanha às 13h15 (horário de Brasília).

Brasil
Andreia, Bruna, Erika, Renata Costa, Fabiana, Franciele (Daiane), Formiga (Grazielle), Ester, Maurine, Marta, Thaisinha (Cristiane).

Camarões
Ngo Ndom; Manie, Ejangue, Meffoumetou, Nchout (Enganamouit); Bella, Feudjio (Zonga), Beyene, Yango; Ngono Mani e Onguene.

Fonte: O Globo

Galerias por Noticias