Sobreviva em imagens - Tema oficial das Olimpíadas de Londres

Sobreviva em imagens - Tema oficial das Olimpíadas de Londres

Esportistas superando seus limites, sofrendo pela derrota, explodindo de alegria com a vitória. Imagens assim são capazes de chamar a atenção de qualquer um.  

Em época de Olimpíadas então, nem se fala! Mesmo os mais preguiçosos sedentários são contagiados por esse clima de competição, passando horas e horas na frente da tv assistindo a qualquer jogo, comentando sobre os últimos resultados até mesmo no elevador e atualizando sites e redes sociais a procura de notícias fresquinhas.

Quem quiser sentir um gostinho dessa comoção antes do dia 27 de julho, pode se preparar assistindo ao videoclipe da música tema oficial das Olimpíadas de Londres, lançado no começo do mês.

Survival da banda britânica Muse mistura elementos épicos de orquestra a um rock´n roll de peso, resultando num som moderno, vibrante e emotivo, perfeito para celebrar momentos tão fortes como os prometidos pelos jogos. A base melódica tem um suspense interessante que somado às vozes quase apocalípticas do coro recriam a sensação de medo e ansiedade de um atleta antes de entrar em ação. No refrão, a voz rasgada do cantor Matthew Bellamy  e os riffs de guitarra capturam aquele sentimento de superação que o esporte desperta até no mais inerte dos seres. Vencer é tudo para estes atletas, quase uma questão de vida ou morte. 

O videoclipe é composto basicamente de imagens de edições passadas dos jogos, incluindo até mesmo cenas em preto e branco. Os momentos escolhidos são os mais dramáticos possíveis: semblantes concentrados, tombos homéricos, gritos de dor, lágrimas de vitória. A beleza de movimentos atléticos que por alguns segundos parecem impossíveis elevam seus protagonistas a semideuses, tal como imaginavam os gregos.

Pode parecer uma ideia batida compilar melhores momentos das olímpiadas com sua música tema num videoclipe, mas a edição inspiradíssima faz o vídeo se tornar irretocável. A edição faz as imagens conversarem com a música, capturando seu ritmo, significado e sentimento. Uma verdadeira aula!